Categorias
Arquivos
- Setembro 2022 (04)
- Outubro 2022 (08)
- Novembro 2022 (08)
- Dezembro 2022 (07)
- Janeiro 2023 (12)
- Fevereiro 2023 (18)
- Maro 2023 (42)
- Abril 2023 (27)
- Maio 2023 (50)
- Junho 2023 (59)
- Julho 2023 (45)
- Agosto 2023 (54)
- Setembro 2023 (37)
- Outubro 2023 (24)
- Novembro 2023 (41)
- Dezembro 2023 (31)
- Janeiro 2024 (38)
- Fevereiro 2024 (27)
- Maro 2024 (36)
- Abril 2024 (32)
- Maio 2024 (26)
- Junho 2024 (34)
- Julho 2024 (06)
- Agosto 2024 (08)
- Setembro 2024 (22)
- Outubro 2024 (25)
- Novembro 2024 (10)
NA GARAGEM
Os vereadores da Comissão de Transporte visitaram nesta sexta (18), o Consórcio Pioneiro que opera 37% do sistema de ônibus de Curitiba. Ele é formado pelas empresas São José, CCD, Tamandaré e Sorriso. Abriga 300 ônibus e tem quase 1.000 funcionários, sendo 600 motoristas.
Segundo o presidente da comissão, Herivelto Oliveira existem formas de reduzir o valor da passagem para o usuário, para que o serviço seja mais atrativo. Diminuindo o valor da tarifa, o vereador espera acabar com o “ciclo vicioso” que Curitiba enfrenta. “Vamos usar o trabalho da comissão nesta questão”, atesta.
“O próximo contrato tem que ser feito a muitas mãos e levar em consideração vários aspectos. Mas o ponto de partida, é que esta passagem, conseguindo pensar em algo justo, é que seja de R$ 4,50, R$ 4,00. Daí para baixo é o que a gente vai buscar para tentar chegar àquele velho sonho da tarifa. Alguns dizem que é impossível, mas a gente entende que é uma questão nacional”, analisa.
O diretor da Auto Viação São José, Dante Franceschi Filho explicou aos membros do colegiado especial que os consórcios monitoram a prestação do serviço e a qualidade do atendimento dos colaboradores. No departamento de tráfego, por exemplo, é feita a gestão de escala para que os ônibus cumpram os horários definidos pela Urbs. Este trabalho é necessário para que as empresas não sejam multadas por descumprir o contrato.
A atual concessão do serviço público vence em 2025 e o grupo tem o prazo de 120 dias para elaborar um relatório que possa subsidiar a construção da nova licitação.