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TARIFA ZERO. TENDÊNCIA EM TODO O BRASIL
Existe um marco divisório na locomoção dos brasileiros chamado pandemia. O distanciamento social e home office fizeram a população largar o transporte coletivo e partir para o individual. Outro fator é o custo, que hoje, no caso das passagens, se torna inviável em muitos casos. A conta é simples. Com essa migração de público, o sistema encarece, pois com menos gente circulando nos ônibus, o rateio do custo do sistema passa a ser dividido por menos usuários.
Prefeitos viram na tarifa zero um atrativo. Das 80 cidades que não cobram passagem, mais da metade são pequenas, com menos de 50 mil habitantes. No Paraná, nove cidades praticam a gratuidade: Cianorte, Clevelândia, Ibaiti, Ivaiporã, Matinhos, Paranaguá, Pitanga, Quatro Barras e Wenceslau Braz.
Curitiba é uma das capitais que debate, com força, o tema. Exemplo através da criação da Comissão Especial de Transporte Coletivo da Câmara Municipal. Grupo recebeu recentemente o presidente da URBS, Ogeny Maia Neto, que afirmou a necessidade da união de forças para a mudança do cenário na capital. "Todo mundo quer baixar a passagem, mas, para que isso possa acontecer, a gente precisa de organização e governança", diz. Com ela, segundo cálculos do presidente, seria possível reduzir em 20% o custo do transporte metropolitano. “Estamos trabalhando nisso junto com o governo do estado, temos conversas adiantadas. Certamente, a integração metropolitana vai reduzir, sobremaneira, os custos. Nós passaremos a dividir a responsabilidade de todo o sistema. Curitiba integra todas as cidades da RMC. Recebemos, aproximadamente, 3,5 milhões de pessoas dentro do nosso sistema, diariamente, e nós precisamos fazer o deslocamento delas. Precisamos dar conta disso”, explica. Para ele, esses custos, que outras cidade não tem, fazem com que elas possam praticar a tarifa zero.
Um exemplo que pode desmistificar a dificuldade da tarifa zero em capitais é a cidade de São Paulo. Devido a grande queda no número de usuários, cerca de 2 milhões, entre 2019 e 2022, fez a prefeitura da cidade estipular a gratuidade como grande meta. Processo está ainda em fase de estudos.