DEPUTADO ESTADUAL 23444

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MISSÃO CUMPRIDA

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Nesta segunda (18), a Comissão de Transportes da Câmara de Curitiba entregou o relatório final do trabalho realizado durante seis meses. O documento conta com o parecer de dois membros do grupo, Bruno Pessuti e Dalton Borba.

A Comissão foi instalada em abril para discutir o novo contrato do transporte coletivo da cidade e a viabilidade da implementação da tarifa zero. A atual concessão do serviço público vence em 2025 e o grupo tinha, inicialmente, 120 dias para elaborar um relatório que possa subsidiar a construção da nova licitação. "Nosso papel foi de buscar informações, ouvir todas as entidades e pessoas que fazem o serviço funcionar em Curitiba", diz o presidente da Comissão, Herivelto Oliveira.

Foram recebidos diretores de empresas de ônibus, o presidente da URBS, especialistas, além de viagens e visitas técnicas. "Diversos especialistas foram ouvidos, na busca por esclarecimentos e dados que pudessem contribuir com a nova licitação do transporte coletivo da cidade e a redução do valor da passagem de ônibus. Também visitamos as cidades de Belo Horizonte (MG), Caucaia (CE) e Paranágua (PR) que realizam a tarifa zero ou diminuíram o valor de maneira significativa", afirma.

No relatório final, há diversas sugestões para a Prefeitura de Curitiba de fontes de financiamento para o subsídio integral do valor da passagem de ônibus para os usuários. Uma delas é o financiamento privado da tarifa: que seriam as empresas pagando ao sistema uma taxa única por trabalhador que tem contratado via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Outras são: privatização dos terminais de ônibus; criação de uma loteria municipal; e a exploração de espaço publicitário em terminais, ônibus e estações-tubo.

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