DEPUTADO ESTADUAL 23444

imagem imagem
imagem

PROMESSA DA ESGRIMA

Aos 13 anos de idade, o atleta paranaense Igor Moraes Dias Lopes foi convocado na última semana para jogar pela seleção brasileira de esgrima em dois grandes eventos da categoria U13. A primeira será o Campeonato Sul-Americano, que será em Curitiba, entre os dias 9 e 14 de julho, podendo contar com o apoio da torcida, e o segundo o Campeonato Pan-Americano, no mês de agosto, em Escazu, na Costa Rica.


Igor, que começou sua trajetória na esgrima há quase dois anos, surpreendeu ao conquistar no mês de abril, a medalha de bronze na prova de sabre, no Nacional da modalidade, na cidade de Lins, em São Paulo. Prova que há tempos tem hegemonia de paulistas e gaúchos nos pódios. Com este resultado o atleta ficou entre os seis melhores atletas do Brasil, o que lhe garantiu vaga na seleção infantil. Com este feito ele coloca o Paraná, que já tem história no esporte nas provas de espada, também em evidência nas provas de sabre. “Durante muito tempo, o Paraná só conquistou medalhas em uma das provas da esgrima, que é a espada; nas outras duas nunca tivemos tanta visibilidade. Agora começamos a conquistar ainda mais espaço no Sabre, principalmente com o excelente desempenho do Igor, dando assim mais visibilidade para o Paraná e para Curitiba”, comentou o técnico Ícaro Zagrobelny.


Competições Internacionais


O Campeonato Sul-Americano, em julho, será a primeira competição internacional que Igor participará e a expectativa de todos é otimista: ficar entre os 4 melhores e trazer a medalha para casa. Já em agosto, o atleta mirim deve embarcar para Costa Rica, para o Campeonato Pan-Americano, entre os dias 12 e 19. Por ser a primeira vez em uma competição internacional das Américas, a equipe técnica tem como meta alcançar ao menos a 8º colocação. “Fico muito feliz em poder representar o meu país, treino todo dia pensando em me superar cada dia mais, espero conseguir fazer uma boa competição e consequentemente trazer bons resultados”, disse Igor Moraes.


Esgrima na Praça


Atleta do Projeto Esgrima na Praça, uma parceria entre o SMELJ, o Instituto Mais Esporte e a Icarus Fencing, Igor iniciou seus treinos na praça Afonso Botelho. Segundo Ícaro “começar em um projeto da prefeitura mostra que a base realizada na praça está começando a mostrar suas caras, num local onde os materiais utilizados são de plástico e mais leves que os materiais convencionais, proporcionando assim ainda mais entusiasmo para as novas gerações e mostra também que se você almeja algo basta correr atrás e conquistar com seus esforços, coisa que o Igor faz muito bem.”


Além do Igor, mais três atletas do projeto conquistaram vagas na seleção nas categorias de menor idade: Henrique Lopes, Helena Pires, na categoria U9 e Manuela Hansen, na categoria U9 e U11.


A alegria da convocação para representar o Paraná e o Brasil nas competições traz também um desafio financeiro. Todos os custos de viagem e hospedagem são por conta da família do atleta, por isso, os pais de Igor pedem apoio para patrocinar o jovem atleta. “É muito gratificante como mãe ver seu filho se destacando em algo que gosta e tendo o privilégio de representar o país em uma competição internacional. Contudo, são despesas altas, sendo necessário o apoio e incentivo de quem valoriza o esporte”, declara Lanova Dias Lopes, mãe do Igor.


Para apoiar o atleta, as pessoas podem entrar em contato através do telefone 41 998120860

imagem

imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: heriveltocwb@gmail.com