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                    TARIFA ZERO PARA CURITIBA
                        
                            Ônibus em Curitiba: ex-presidente da URBS defende entrada de novas empresas e análise da tarifa zero
O transporte público é um direito constitucional e essencial. Agora, temos que considerar que uma grande parcela da população não tem acesso ao sistema. Assim, devemos refletir que a tarifa zero pode ser um caminho". A afirmação é do especialista da UFPR e ex-presidente da URBS, Roberto Gregório da Silva Jr. Ele participou da reunião da Comissão de Transporte e Tarifa Zero da Câmara Municipal de Curitiba.
O vereador Herivelto Oliveira, presidente da comissão, destacou a importância do trabalho do grupo de vereadores, que vai ajudar a Prefeitura com ideias a respeito do sistema, uma vez que uma nova licitação deve ser feita para o transporte coletivo de Curitiba. O contrato atual com as empresas de ônibus termina em 2025. "Estudamos o contrato, ouvimos representantes da comunidade, pesquisadores, entidades de classe, visitamos empresas e até cidades  modelo. Depois de todo este debate, vamos construir um relatório que será entregue para a Prefeitura". 
Segundo o professor Roberto Gregócio, Curitiba também precisa pensar em construir um processo licitatório que permita a entrada de novas empresas na concorrência pública e, pra isso, indica que as chamadas barreiras de entrada devem ser derrubadas. Uma deles é a questão da exigência de garagens de ônibus das empresas. "A prefeitura pode oferecer essas estruturas comobens públicos", sugere.
No dia 19 de outubro os vereadores vão a Paranaguá para entender como funciona o sistema da Tarifa Zero na cidade.
* Acompanhe aqui no site uma nova série de matérias sobre mobildiade urbana.                         





        
        
        
        
        
    

