DEPUTADO ESTADUAL 23444

imagem imagem
imagem

MAIS BIKES

Após quase um ano de operação, o sistema de bicicletas compartilhadas de Curitiba já alcançou a marca de um milhão de deslocamentos, beneficiando tanto usuários de lazer quanto trabalhadores. Em um movimento para ampliar ainda mais a oferta, a cidade implantou recentemente 280 novas bicicletas elétricas, elevando o total para 780 bikes disponíveis, das quais 530 são elétricas. Esse incremento representa um aumento superior a 50% no número de bicicletas disponíveis nas 51 estações espalhadas pela capital.


De acordo com Rosangela Battistella, superintendente de Trânsito de Curitiba, "as bikes compartilhadas caíram no gosto do curitibano. Esse aumento no número de bicicletas traz benefícios para o meio ambiente e é um fortalecimento da ciclomobilidade, do lazer e da saúde dos moradores".


Além das novas bicicletas, todas as 51 estações de compartilhamento estão sendo modernizadas para funcionar como estações carregadoras. A expectativa é que até o final de junho todas as estações estejam equipadas com essa nova tecnologia. Com isso, Curitiba se tornará a primeira cidade latino-americana a ter um sistema de compartilhamento de bicicletas composto 100% por estações elétricas.


Dados da Tembici, empresa responsável pelo sistema, indicam que, entre janeiro e abril de 2024, foram percorridos um milhão de quilômetros com as bicicletas compartilhadas em Curitiba. Esse número equivale a 37 voltas ao redor do mundo e resultou em uma economia potencial de 78 toneladas de CO2, o que corresponde ao plantio de 545 árvores.


Desde 2017, Curitiba expandiu sua rede cicloviária em 75,2 km, totalizando atualmente 283,7 km de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas. Conforme o Plano Cicloviário de Curitiba, a cidade prevê alcançar cerca de 400 km de rede cicloviária até 2025.

imagem

imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: heriveltocwb@gmail.com