DEPUTADO ESTADUAL 23444

imagem imagem
imagem

DOE SANGUE

14 de junho é o dia mundial do doador de sangue. Data escolhida para conscientizar sobre a necessidade de mais doadores regulares. Transfusões de sangue salvam milhões de vidas por ano. Elementos vitais para o tratamento de mulheres com hemorragias associadas à gravidez e ao parto; pacientes com situações hematológicos ou da medula óssea, problemas hereditários da hemoglobina e de imunodeficiência; vítimas de traumas, emergências, acidentes e catástrofes, bem como pacientes submetidos às intervenções cirúrgicas.


Para aproveitar a data, equipe de saúde da Câmara de Curitiba realizou uma campanha para os seus funcionários irem até o hemepar e realizarem as doações.


Muitas pessoas, após a doação relatam que sentem algo diferente, uma mistura de alegria e satisfação. "Uma gratidão enorme em saber que posso ajudar a salvar outras vidas. Não imaginava ser tão rápido e tão prazeroso ao mesmo tempo. Não sei definir ao certo, mas o sentimento é muito bom. Foi a primeira vez. Doarei mais vezes se eu puder, com certeza", conta a assessora parlamentar, Karin Oliveira. E pra ela foi um desafio ainda maior. "Superei meu medo de agulha para esse momento. Foquei nas pessoas que precisam do meu sangue e consegui", diz.


Doar sangue pode se tornar recorrente, é só começar. Conta a assessora Mirella Ferraz. "Uma boa ação que virou hábito. Tenho necessidade de fazê-lo constantemente, porque sinto prazer em fazer, não apenas porque é uma boa ação. A satisfação de dividir algo seu, que é tão valioso, é muito significativo e grandioso", afirma. Ela já anotou no calendário a próxima. "Agora é esperar quatro meses para fazer a próxima doação", comenta.

Fotos: AEN

imagem

imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: heriveltocwb@gmail.com