Categorias
Arquivos
- Setembro 2022 (04)
- Outubro 2022 (08)
- Novembro 2022 (08)
- Dezembro 2022 (07)
- Janeiro 2023 (12)
- Fevereiro 2023 (18)
- Maro 2023 (42)
- Abril 2023 (27)
- Maio 2023 (50)
- Junho 2023 (59)
- Julho 2023 (45)
- Agosto 2023 (54)
- Setembro 2023 (37)
- Outubro 2023 (24)
- Novembro 2023 (41)
- Dezembro 2023 (31)
- Janeiro 2024 (38)
- Fevereiro 2024 (27)
- Maro 2024 (36)
- Abril 2024 (32)
- Maio 2024 (26)
- Junho 2024 (34)
- Julho 2024 (06)
- Agosto 2024 (08)
- Setembro 2024 (22)
- Outubro 2024 (25)
- Novembro 2024 (10)
ÔNIBUS ELÉTRICOS
Os vereadores de Curitiba votam nesta segunda (18) a compra de 70 ônibus elétricos para a capital. O projeto faz parte do processo para tornar a cidade neutra na emissão de carbono até 2050. De acordo com a proposta, o teto para a operação é de R$ 317 milhões.
Pelo cronograma, o planejamento é ter 16 ônibus modelo Padron piso alto em abril, 20 Padron piso alto em maio, 14 articulados de piso baixo em junho, 14 articulados de piso alto em julho e 6 Padron piso baixo em agosto, completando os cinco lotes.
A meta da administração municipal a médio prazo, até 2030, é que 33% da frota operante do transporte coletivo local deve operar com emissão zero, devendo essa condição alcançar 100% da frota até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade. Curitiba é signatária do Acordo de Paris, tratado internacional aprovado pelos 195 países da UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change), que buscam meios de mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, diz a justificativa, assinada pelo prefeito Rafael Greca.
Um dos critérios para a mudança dos veículos é a durabilidade e manutenção. Na totalidade da vida útil dos ônibus, o custo dos modelo Padron movidos a diesel é de R$ 7 milhões, enquanto o dos elétricos é de R$ 5,65 milhões. Nos articulados, é de R$ 13,37 milhões (diesel) contra R$ 10,27 milhões. “Ao longo da vida útil, a manutenção faz o veículo elétrico ser muito mais barato”, diz Ogenny Maia Neto, presidente da URBS.