DEPUTADO ESTADUAL 23444

imagem imagem
imagem

STARTUP CRIA SISTEMA PARA DIMINUIR O VALOR DA PASSAGEM

Muito tem se falado sobre o valor da tarifa de ônibus em Curitiba, que mudou de 5,50 para 6 reais. E em como baratear esse custo. Um dos exemplos é a proposta de tarifa zero, trazida pelo vereador Herivelto Oliveira desde 2019. Iniciativa que acontece em outras cidades, como Quatro Barras e Paranaguá.


Pensando também em uma solução, Felipe Tomaz criou a Bus' Station, uma startup que quer gerar conteúdo em áudio para os ônibus da cidade. "Sempre fui usuário do transporte coletivo e tinha vontade de empreender. O custo da tarifa e a rotina andando de ônibus me fizeram pensar em algo que pudesse melhorar os dois pontos", conta. Em 2017 desenhou o projeto. Uma espécie de rádio dentro do ônibus, que vai usar a tecnologia pra produzir conteúdo aos passageiros. "É um sistema online em que de forma estratégia produz conteúdo para as linhas de ônibus. Tudo conforme a região em que transita. O benefício para o transporte seria a publicidade e a conexão de internet aos passageiros", explica.


Já foi realizado um teste do sistema durante um ano. "Implantamos na linha Inter 2, uma das principais da cidade. O resultado foi além das nossas expectativas", conta. Felipe acredita que tem tudo para ajudar a diminuir o valor da passagem. "Esse é um dos objetivos. Trazer um receita extra-tarifária para dentro do transporte", afirma.


O projeto já foi apresentado à prefeitura e segue em análise na URBS. Mas já é tema de diversos grupos de startups inovadoras. "Participamos do Vale do Pinhão, no Hub Coletivo da Agência Nacional de Transportes Urbanos, recentemente estivemos no Rocket, da RPC e agora vamos apresentar o projeto no Smart City, maior evento de cidades inteligentes do Brasil", diz.


Curitiba atende 700 mil pessoas por dia, com uma frota de pouco mais de 1500 ônibus. 391 deles já possuem sistema de auto-falantes.

imagem

imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: heriveltocwb@gmail.com